SQL

Acrónimo de Structured Query Language ou linguagem de consulta estruturada, é a mais popular das linguagens de programação destinadas à criação, modificação e consulta de bases de dados.
Utilizada para manipular registos e campo em filas e colunas de bases de dados relacionais, esta linguagem teve origem no estudo "Modelo Relacional de Dados para Grandes Bancos de Dados Partilhados", da autoria do então investigador ao serviço da IBM, Edgar F. Codd.
Publicado em junho de 1970 pela revista periódica da organização americana Association for Computing Machinery, o modelo imaginado por Edgar Codd rapidamente foi aceite como o modelo definitivo para os sistemas de gestão de bases de dados relacionais. Com base nele, a IBM criou no centro de pesquisas de San Jose, durante os anos 70, um sistema de gestão de bases de dados chamado "System R", e desenvolveu o que chamou de "SEQUEL" - Structured English Query Language (ou linguagem de consulta em inglês estruturado), uma linguagem que permitia a manipulação e recuperação da informação armazenada em bases de dados do "System R".
No entanto, o termo "SEQUEL" era já propriedade registada de uma companhia de aviação do Reino Unido, pelo que a IBM se viu forçada a alterar o nome para a linguagem, optando então pela designação SQL.
Em 1979 foi lançada pela empresa Relational Software Inc. (que entretanto mudou de designação para Oracle Corporation) a primeira versão comercial do SQL, a que se seguiram várias outras de diferentes empresas, até que foi adotada como norma ANSI, do American National Standards Institute, em 1986 e ISO, em 1987.
Não obstante, o SQL viria ainda a sofrer revisões substanciais, em 1992, quando passou a denominar-se SQL2, e em 1999, com o SQL3, que continha funcionalidades adicionais como as consultas recursivas ou a correspondência de expressões regulares.
Mais recentemente, em 2003, o SQL foi sujeito a uma nova revisão, agora menor, que incorporou um pequeno número de funcionalidades inéditas, como as sequências e colunas estandardizadas com valores gerados automaticamente.
Como referenciar: SQL in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-14 00:48:18]. Disponível na Internet: