Star Wars: Episódio 6 - O Regresso de Jedi

Clássico norte-americano da ficção científica realizado em 1983 por Richard Marquand. Intitulado originalmente Star Wars - Episode VI: Return of the Jedi, foi interpretado por Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Billy Dee Williams, Anthony Daniels, Peter Mayhew e Ian McDiarmid. O argumento foi escrito por Lawrence Kasdan e George Lucas, a partir de uma história de George Lucas.
Trata-se do terceiro episódio da mais popular saga de ficção científica da história do cinema - Star Wars - iniciada com o filme homónimo (A Guerra das Estrelas, 1977) de George Lucas e continuada em The Empire Strikes Back (O Império Contra-Ataca, 1980), de Irvin Kershner.
O filme inicia-se num tempo não especificado, enquanto Han Solo (Harrison Ford) se mantém congelado, cativo do vilão Jabba the Hutt, gigantesca criatura de enorme voracidade. Chewbacca (Peter Mayhew) e Lando Calrissian (Billy Dee Williams) tinham a missão de o salvar, mas entretanto desapareceram. Os fiéis androides C-3PO e R2D2 deslocam-se aos aposentos de Jabba para saberem do amigo Han, mas são colocados a trabalhar como intérprete e empregado de mesa, respetivamente. A princesa Leia (Carrie Fisher) consegue escapar durante a noite e tenta descongelar Han Solo, mas são ambos aprisionados. Também Luke Skywalker (Mark Hamill), agora cavaleiro Jedi, vai tentar a libertação dos amigos, mas também ele acaba aprisionado. Ajudados pelo amigo Lando, conseguem por fim escapar. A sua missão seguinte é libertar a galáxia de Darth Vader (voz de James Earl Jones) e do Imperador (Ian McDiarmid), agora ao comando de uma nova estação espacial em construção, ainda mais poderosa do que a "Estrela da Morte". Dado que a estação se encontra protegida por um campo de energia projetado de uma lua próxima, a lua de Endor, os heróis são para lá enviados com o objetivo de o desativar. Aí chegados, conhecem uma raça de pequenos ursos - os Ewoks - que no início não sendo muito amistosos, se tornarão depois seus aliados. Com a ajuda dos Ewoks, conseguem o seu objetivo e finalmente os rebeldes conseguem destruir a estação das forças do mal.
Com um apuro técnico que os episódios anteriores não tinham atingido, O Regresso de Jedi está repleto de sequências espetaculares e desenvolve o enredo que se tinha tornado uma espécie de mítica telenovela do grande ecrã, gerando uma legião de fãs sem paralelo.
É um dos filmes mais lucrativos da História e obteve quatro nomeações para os Óscares: Melhor Direção Artística, Banda Sonora, Som e Efeitos Sonoros. Venceu um Óscar especial pelos seus Efeitos Visuais.
Como referenciar: Star Wars: Episódio 6 - O Regresso de Jedi in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-10 09:38:42]. Disponível na Internet: