Steve Berry

Escritor norte-americano, Steve Berry, nascido em 1955, em Camden, no estado da Georgia, tornou-se conhecido como autor de thrillers históricos, tendo assinado best-sellers internacionais como The Romanov Prophecy (A Profecia Romanov), The Third Secret (O Terceiro Segredo) e The Templar Legacy (O Legado dos Templários).
Steve Berry estudou Direito e Ciência Política e tornou-se advogado, tendo exercido esta profissão desde 1980, mesmo depois de se tornar um conceituado escritor. Paralelamente, dedicou-se à política a nível local, tendo ocupado alguns cargos em Camden.
Steve Berry começou a escrever em 1990 e, dez anos mais tarde, em 2000, venceu o concurso literário de contos Georgia State Bar, feito que repetiu em 2001. Os seus dois contos premiados foram publicados no jornal do Georgia State Bar. Autor, igualmente, de romances, em 1998 ficou em terceiro no festival de escritores Florida First Coast, com uma versão inicial do seu romance de estreia The Amber Room. Só em 2002, após doze anos de tentativas, conseguiu publicar o seu primeiro romance, The Amber Room, que viria a conhecer um grande sucesso de vendas e de crítica nos Estados Unidos da América e também a nível internacional.
Seguiu-se A Profecia Romanov, um novo sucesso internacional e o primeiro dos seus romances a ser editado em Portugal. Esta obra tinha por base o destino do último czar da Rússia. Posteriormente, Steve Berry lançou O Terceiro Segredo, relacionado com o terceiro segredo de Fátima, e O Legado dos Templários, que tem por protagonistas os cavaleiros templários, ambos lançados em Portugal. Em 2007 saíram dois novos romances do autor, The Alexandria Link, inspirado no desaparecimento da biblioteca de Alexandria, e The Venetian Betrayal, relacionado com a localização do túmulo de Alexandre, O Grande.
Os seus livros já foram publicados em mais de 40 países.
As suas obras abordam temas da História que permanecem por esclarecer e baseiam-se em algumas teorias que entretanto foram apresentadas para solucionar estes mistérios, o que obriga Steve Berry a um aturado trabalho de investigação e pesquisa.
Em 2005 Steve Berry foi eleito o autor do ano pela Associação de Escritores da Georgia.
Como referenciar: Steve Berry in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-16 22:25:19]. Disponível na Internet: