Artigos de apoio

stock

Conjunto de elementos (normalmente bens físicos) na posse de um agente económico num determinado momento. Ao contrário dos fluxos, que só podem ser avaliados se considerarmos um determinado período de tempo, os stocks só podem ser medidos com referência a um determinado momento. Assim, em termos de contabilidade empresarial, os stocks podem ser, por exemplo, de existências (correspondendo ao conjunto de matérias-primas, mercadorias, etc detidas por uma empresa num determinado momento), de dívidas de terceiros (correspondendo ao volume de dívidas de terceiros também num determinado momento), etc. Neste contexto, pode dizer-se que o balanço, um dos mapas fundamentais da contabilidade, representa stocks, na medida em que tem como objetivo apresentar a situação de uma empresa em termos patrimoniais num determinado momento.
A gestão de stocks é uma área de gestão das organizações que se dedica precisamente à preparação, implementação, execução e controle de decisões que têm a ver com os níveis de stocks, designadamente de existências.

Como referenciar: stock in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-07-22 13:56:55]. Disponível na Internet: