substância primária

Numa volumetria é necessário medir rigorosamente massas de substâncias sólidas e volumes de soluções.
Para que se possa medir rigorosamente a quantidade de uma substância sólida, é necessário que essa quantidade satisfaça as seguintes condições: poder obter-se em estado quimicamente puro, isto é, não conter impurezas em quantidades tais que possam influenciar a precisão da análise (a percentagem de impurezas tem de ser inferior a 0,05%); tem de ser estável, quer no estado sólido, quer em solução, isto é, não deve reagir facilmente com outras substâncias em presença. Por exemplo, não deve perder peso por exposição ao ar (por volatilização, por perda de água de cristalização, entre outras), nem reagir com qualquer outra substância presente na atmosfera; deve ser fácil de secar e não ser higroscópica.
Além destas condições, deve-se ainda escolher as substâncias de maior massa molecular, pois isso diminui o erro relativo cometido na pesagem, aumentando assim a precisão da análise.
As substâncias que satisfazem as três condições acima mencionadas são designadas substâncias primárias. Estas são utilizadas na preparação de soluções-padrão.
Como referenciar: substância primária in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-24 21:43:09]. Disponível na Internet: