Sudoku

Sudoku é um puzzle lógico de números cujo objetivo é colocar números de 1 a 9 em quadrados de uma grelha 9X9, constituída por subgrelhas 3X3, que se chamam regiões. Trata-se de uma grelha com 81 quadrados dispostos em nove linhas e nove colunas, e subdivididos em nove blocos com nove quadrados. A grelha está parcialmente preenchida com números e é preciso completá-la com os restantes. Em cada coluna ou bloco têm de constar os números de 1 a 9 sem repetições.
O sudoku foi idealizado em 1979 por Howard Gans, um arquiteto reformado, e publicado pela primeira vez na revista Dell Pencil Puzzles and Word Games, de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. Na época tinha a designação "Number Place". No entanto, é de referir que no século XVIII já existia um jogo semelhante, criado por um matemático suíço, Leonhard Euler.
Em 1984 o jogo chegou ao Japão, onde ganhou o título sudoku, que significa "número" (su) e "solteiro/único" (doku). Tornou-se muito popular na Imprensa. Cinco anos mais tarde, surgiu pela primeira vez uma versão em computador, lançada pela Commodore. Em 1997 um juiz reformado de Hong Kong, o neozelandês Wayne Gould, viu um sudoku numa livraria de Tóquio, no Japão, e interessou-se pelo jogo. Durante seis anos desenvolveu um programa de computador destinado a criar puzzles com rapidez. Em 2004 resolveu propor este jogo ao jornal inglês The Times, que aceitou a ideia e começou a publicar o sudoku a 12 de novembro de 2004. O jogo ganhou grande popularidade e em pouco tempo estava presente em todos os grandes jornais britânicos. A partir daí passou a ser publicado um pouco por todo o mundo. A 1 de julho de 2005 teve lugar, pela primeira vez, um espetáculo televisivo de sudoku, no canal Sky One.
O sudoku popularizou-se, entretanto, noutros suportes, como os livros, os telemóveis e os computadores, nomeadamente através da Internet.
O sudoku chegou a Portugal em maio de 2005, através do jornal Público, e conheceu um enorme sucesso que levou à publicação de diversos livros com o jogo, que rapidamente invadiram os tops de vendas. Também passou a estar presente como passatempo em vários jornais e revistas.
Como referenciar: Sudoku in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-16 13:38:46]. Disponível na Internet: