Sun Microsystems, Inc.

Empresa norte-americana do ramo informático, fundada em 1982, com sede em Mountain View, estado da Califórnia, nos Estados Unidos da América. Foi um dos líderes no fabrico de computadores de alta performance como workstations e servidores, e ainda de software de sistema operativo.

O sucesso inicial da empresa ficou a dever-se em grande parte à sua capacidade de fornecer computadores potentes, equipados com o sistema operativo UNIX, a preços relativamente baixos.

Em meados dos anos 90, e após vários anos de pesquisa, a Sun lançou a linguagem de programação Java. Inicialmente destinada a aparelhos eletrónicos domésticos, a Java ganhou popularidade a partir do momento em que foi adaptada para os motores de pesquisa da Internet, como o Netscape Navigator ou o Internet Explorer, permitindo-lhes ler e apresentar pequenas aplicações, os chamados applets.

A linguagem foi desenvolvida de forma a ser independente da plataforma em que era usada, ou seja, um programa criado em Java podia correr em computadores e sistemas operativos diferentes, sem qualquer necessidade de adaptação por parte do utilizador.

Em 1997 a Sun processou a Microsoft Corporation por alegadamente violar um contrato que regulava a implementação por parte desta última da linguagem Java em computadores baseados no sistema Windows. No ano seguinte, um tribunal federal dos EUA decretou a favor da Sun, que acusava a Microsoft de modificar a linguagem de uma forma que comprometia a sua independência em relação aos diferentes sistemas operativos.

Em 1999, a companhia anunciou o início de uma parceria com a empresa de serviços de Internet America Online, com vista ao desenvolvimento em conjunto de servidores de e-mail, mensagens e aplicações.


Como referenciar: Porto Editora – Sun Microsystems, Inc. na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-28 05:27:21]. Disponível em