Susana Feitor

Atleta portuguesa, Susana Feitor nasceu a 28 de janeiro de 1975, em Alcobertas, perto de Rio Maior.
Susana Feitor começou a praticar marcha um pouco por acaso. A sua preferência ia para a corrida, mas como no seu clube, o Rio Maior, a marcha também era praticada, a jovem atleta acabou por experimentar este tipo de prova. Numa das experiências que fez na marcha acabou por se destacar entre atletas mais velhas, isto numa altura em que tinha apenas 12 anos. Assim, foi convocada para participar numa prova organizada pela Associação de Atletismo de Santarém. Aí, ainda com idade para pertencer à categoria de iniciados, conseguiu qualificar-se para uma competição de juniores. Susana Feitor ainda estava dividida entre a corrida e a marcha, mas aceitou o desafio lançado pelo seu treinador para participar no campeonato nacional de juniores que ia decorrer no Porto.
Susana Feitor entrou na prova de cinco quilómetros a acabou por ficar em terceiro lugar. Tinha então 13 anos e a idade média das melhores atletas variava entre os 18 e os 19. Susana Feitor optou definitivamente pela marcha e em 1989 qualificou-se para os europeus de juniores. A sua carreira internacional dava os primeiros passos e, no ano seguinte, a atleta de Rio Maior sagrou-se campeã do mundo de juniores.
A nível nacional Susana Feitor deixou de ter concorrência à altura e a conquista de títulos passou a ser uma constante. No estrangeiro a sua carreira também correu muito bem e somou lugares no pódio em provas de juniores de âmbito europeu e mundial.
Em 1992, estreou-se em Jogos Olímpicos, na edição de Barcelona, em Espanha, mas foi desclassificada. Quatro anos mais tarde, em Atlanta, nos Estados Unidos da América, a prova também não correu bem e teve de se contentar com um 13.º lugar.
Passou então por alguns momentos difíceis até regressar à boa forma em 1999, quando ficou em quarto lugar nos Mundiais de Sevilha, em Espanha, numa prova de 20 quilómetros.
O auge da sua carreira foi atingido a 21 de julho de 2001 quando bateu o recorde mundial dos 20 quilómetros marcha em pista, a sua distância favorita, durante os Campeonatos de Portugal.
Como referenciar: Susana Feitor in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-19 07:28:03]. Disponível na Internet: