Susanna Clarke

Escritora inglesa nascida em 1959, em Nottingham. Filha de um sacerdote metodista, passou por isso a infância em diversas localidades da região norte da Inglaterra e pela Escócia. Acabou por completar o ensino secundário em Oxford.
Posteriormente, trabalhou em diversas editoras inglesas nos departamentos de publicações de não ficção, nomeadamente na área da culinária, numa época em passou a viver em Londres. Em 1990, Susanna Clarke deixou Londres e mudou-se para Itália, mais concretamente para Turim, onde foi ensinar inglês a executivos da empresa construtora de automóveis FIAT. Um ano depois, mudou-se para Bilbau, no País Basco espanhol, também para ensinar inglês.
Em 1992 regressou a Inglaterra, onde passou a residir em County Durham numa casa virada para o mar do Norte. Aí começou então a escrever o seu romance de estreia, Jonathan Strange & o Mr. Norrell, que, contudo, só viria a ser editado em outubro de 2004. A ação deste romance fantástico decorre no início do século XIX, no mundo da magia, e tem por protagonistas dois mágicos, Jonathan Strange e Norrell, que trabalham sempre juntos apesar de terem personalidades bem distintas. É contado por um narrador contemporâneo dos protagonistas. Esta obra, que foi muito badalada antes mesmo de ser editada, viria a transformar-se num grande sucesso de vendas em Inglaterra e diversos outros países, mais de trinta, entre os quais Portugal, em 2005. O romance ganhou em 2005 o prémio Hugo, um dos mais importantes para o género fantástico, assim como o prémio World Fantasy para romance. Esteve ainda entre os candidatos ao Whitbread para primeiro romance e ao prémio Booker.
Enquanto trabalhava em Jonathan Strange & o Mr. Norrell, Susanna Clarke escreveu diversos contos, publicados, essencialmente, nos Estados Unidos da América. Um deles, Mr. Simonelli, fez parte da lista final de candidatos ao Prémio World Fantasy, em 2001.
Como referenciar: Susanna Clarke in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-21 00:05:49]. Disponível na Internet: