Suva


Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade das Fiji, Suva localiza-se na costa sudeste da ilha de Viti Levu, a maior do país. Constitui o principal porto do país e também o núcleo urbano mais importante do Pacífico Sul fora da Austrália e da Nova Zelândia. Apesar de situada numa península e quase totalmente rodeada por mar, a praia mais próxima fica a cerca de 40 km de distância. O seu clima é caracterizado por abundantes precipitações. Possui cerca de 80 000 habitantes (2006).

História e Monumentos Suva começou por ser uma aldeia que se transformou na capital das ilhas Fiji em 1877, três anos depois de os britânicos terem anexado as ilhas, substituindo Levuka, na pequena ilha de Ovalau. Mas a transferência só se tornou oficial em 1882. A localidade permaneceu pequena por muitos anos, mesmo em termos de superfície, atingindo o estatuto de cidade apenas em 1952, na mesma altura em que foi expandida. Em 1970, manteve-se como capital de um país independente. O crescimento urbano originou o aparecimento de alguns subúrbios. Os edifícios do Parlamento, no centro da cidade, são dos seus monumentos mais importantes.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
O edifício mais alto da cidade e um dos mais emblemáticos é o Suva Central. A Biblioteca, construída em 1909 e financiada pelo escocês-americano Andrew Carnegie, é outro local de destaque. O complexo de edifícios governamentais, finalizado em 1939, foi erigido no local onde existia previamente um pântano, o qual foi drenado e transformado em área edificável. A Casa do Governo, residência oficial do presidente do país, foi construída em 1882, mas teve que ser reconstruído em 1928 na sequência da destruição de que foi alvo por um raio. Outras importantes atrações turísticas da cidade são o Museu de Fiji e os seus muitos parques, especialmente os Jardins Thurston.


Economia
Centro administrativo, cultural e económico do país, a cidade tem por principais atividades produtivas o turismo, a copra e os produtos alimentares. Possui também uma importante universidade e diversas organizações internacionais, nomeadamente não-governamentais.
Como referenciar: Suva in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-24 01:14:43]. Disponível na Internet: