Suzanne Vega

Cantora e compositora norte-americana, de nome completo Suzanne Nadine Vega, nasceu a 11 de julho de 1959, em Santa Mónica, Califórnia. Aos dois anos de idade mudou-se com a família para Nova Iorque. Estudou dança na High School of Performing Arts (imortalizada no filme/série de televisão Fame). Aprendeu a tocar guitarra por si própria e começou a compor canções inspiradas pela música de Leonard Cohen e Lou Reed. Após abandonar a ideia de se tornar bailarina, foi estudar para o Barnard College (onde se formou em literatura inglesa) e começou a atuar ao vivo em bares folk de Greenwich Village.
Em 1984 assinou contrato com a editora A&M Records e, um ano depois, lançou o álbum de estreia, Suzanne Vega. Bastante elogiado pela crítica, incluiu temas como "Marlene On The Wall", "Knight Moves" e "Small Blue Thing". Em 1986, lançou o single "Left Of Centre", que foi incluído na banda sonora do filme Pretty In Pink, de John Hughes. No mesmo ano, a cantora colaborou no trabalho Especially For You, dos Smithereens, através da faixa "A Lonely Place".
Em 1987, contribuiu com duas canções para o álbum de Philip Glass, Songs Of Liquid Days. No mesmo ano, surgiu o álbum Solitude Standing, do qual fizeram parte temas como "Tom's Diner", "Solitude Standing", "Gypsy" e "Luka", o maior êxito da sua carreira, merecedor de uma nomeação para um Grammy e vencedor de um prémio MTV para Melhor Vídeo Feminino. Vega compôs ainda o tema principal para a compilação da Disney Stay Awake.
Em 1990, foi lançado o terceiro álbum de originais, Days Of The Open Hand, que constituiu uma desilusão em termos comerciais e cujos melhores momentos estiveram a cargo de "Book Of Dreams", "Men In A War" e "Tired Of Sleeping". No mesmo ano, uma dupla de DJs britânica designada por D.N.A. lançou uma versão de dança de "Tom's Diner".
Em 1992, surgiu 99.9ºF, um álbum de cariz mais dançável, mas ainda longe dos resultados comerciais que Solitude Standing alcançou. Este longa-duração incluiu temas como "When Heroes Go Down", "99.9ºF", "Blood Makes Noise" e "In Liverpool". Só quatro anos mais tarde Vega gravaria um novo álbum de originais, intitulado Nine Objects Of Desire. Deste trabalho foram extraídos os singles "Headshots", "World Before Columbus", "Birth-day" e "No Cheap Thrill". Outra faixa deste álbum, "Caramel", fez parte da banda sonora do filme The Truth About Cats & Dogs.
Em 1998, foi editada a coletânea Tried And True.
A 15 e 16 de junho de 1999, Suzanne Vega atuou em Portugal, respetivamente em Lisboa (Centro Cultural de Belém) e no Porto (Cinema do Terço).
O ano de 2001 viu sair um novo álbum de originais de Suzanne Vega, intitulado Songs in Red and Gray. O disco assinalou o retorno a uma sonoridade mais direta e colheu excelentes críticas.
Em 2003, foi editada a compilação Retrospective: The Best Of Suzanne Vega. A coleção de 21 faixas desenha o percurso artístico de uma carreira consistente e sólida, apoiada em canções simples e melódicas e numa voz terna e apaixonada.
Como referenciar: Suzanne Vega in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-05-31 22:54:51]. Disponível na Internet: