Syd Barrett

Músico inglês, Roger Keith Barrett, nascido a 6 de janeiro de 1946, em Cambridge, na Inglaterra, e falecido na mesma cidade a 7 de julho 2006, ficou conhecido pelo nome Syd Barrett, tendo sido um dos fundadores do grupo rock Pink Floyd.
Barrett foi um dos fundadores, com Roger Waters, em 1965, dos Pink Floyd, assumindo-se desde logo como o líder da banda, desempenhando os papéis de vocalista, guitarrista e compositor. Assinou a composição dos dois primeiros singles do grupo, "See Emily Play" e "Arnold Layne", editados em 1967, ano em que também foi lançado o álbum The Piper At The Gates Of Dawn, quase integralmente da sua autoria.
Contudo, ainda nesse ano, durante a primeira digressão do grupo nos Estados Unidos da América, as atuações ao vivo de Barrett tornaram-se imprevisíveis devido ao consumo de drogas, assim como a problemas mentais. O comportamento do guitarrista começou a ameaçar a estabilidade dos Pink Floyd. Logo em 1968 Syd Barrett abandonou a banda, embora ainda tenha gravado alguns excertos de músicas do segundo álbum dos Pink Floyd, A Saucerful Of Secrets. Apesar da ideia inicial ser a de mantê-lo como compositor dos Pink Floyd, o seu comportamento levou a que deixassem de o convidar para as sessões de gravação. Acabou por ser definitivamente substituído pelo seu amigo David Gilmour, que o havia ensinado a tocar guitarra.
Depois disso, Syd Barrett lançou dois álbuns a solo, The Madcap Laughs, em 1970, e Barrett, em 1971, que foram gravados com a participação de David Gilmour e Roger Waters, ambos dos Pink Floyd.
Entretanto, Syd Barrett não voltou a gravar discos e dedicou-se à pintura. Desde 1973 não voltou a aparecer ou a falar publicamente, embora em 1975 tenha ido visitar os seus antigos colegas dos Pink Floyd a um estúdio.
Em 1988 foi lançado um álbum intitulado Opel, com material inédito de 1970. Em 2001 foi editada a coletânea The Best of Syd Barrett - Wouldn't You Miss Me?
Syd Barrett, que foi um dos primeiros guitarristas a explorar a distorção e a máquina de eco, morreu a 7 de julho de 2006, em Cambridge, de causas desconhecidas.
Como referenciar: Syd Barrett in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-18 15:21:08]. Disponível na Internet: