Symantec

Empresa americana de software de proteção de dados, a Symantec Corporation foi fundada em 1982 em Cupertino, estado da Califórnia, nos Estados Unidos da América.
Em 1990 adquiriu a empresa Peter Norton Computing, até então pertença do engenheiro de software Peter Norton, responsável pelo desenvolvimento de uma variedade de aplicações de gestão e recuperação de dados, entre os quais o popular conjunto de utilitários Norton Utilities.
A Symantec adotou então o nome de Norton para designar uma gama de produtos orientados para a proteção de dados em sistemas informáticos, tornando-se célebre em particular pelo desenvolvimento do programa "Norton Antivírus". Com delegações espalhadas por mais de 35 países em todo mundo, a Symantec mantém centros de investigação em American Fork no Estado do Utah, e Santa Mónica na Califórnia, ambos nos Estados Unidos da América, e ainda nas cidades de Calgary, no Canadá, Dublin, na Irlanda, Sydney, na Austrália e Tóquio, no Japão.
Líder mundial nos mercados de software antivírus e de segurança informática, a Symantec mantém no mercado produtos tão populares como o Norton Antivírus, Norton Personal Firewall ou o Norton Internet Security, que combina os dois anteriores com outras aplicações orientadas para a gestão da segurança em computadores com acesso à Internet.
É ainda responsável por outros produtos de renome, como o Norton SystemWorks, um conjunto de aplicações descendente do Norton Utilities originalmente desenvolvido por Peter Norton, que oferece soluções de recuperação de dados, resolução de problemas e otimização de dados em sistemas operativos.
Programas como o Norton AntiSpam, que tem a capacidade de se incorporar em variados clientes de e-mail para filtrar mensagens de correio eletrónico não solicitadas, ou o Norton GoBack e o Norton Ghost para recuperar dados ou fazer cópias de segurança através da criação de clones perfeitos da informação, estão também entre os mais requisitados pelo mercado informático atual.
Embora os serviços de consultadoria e formação em segurança informática que a empresa também providencia sejam destinados a um segmento mais profissional, os seus produtos servem em 2005 mais de 120 milhões de clientes em todo mundo, que vão desde o utilizador comum até algumas das maiores empresas multinacionais, ISPs, Universidade ou agências governamentais.
Como referenciar: Symantec in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-24 02:49:09]. Disponível na Internet: