T-shirt

Camisola de manga curta em forma de T, geralmente fabricada em algodão.
As suas origens remontam ao início do século XX (há quem aponte para a segunda metade do século XIX, encontrando semelhanças com as que eram usadas pela classe operária e rural), mas tornaram-se mais conhecidas nos anos 40, altura em que eram utilizadas como camisolas interiores na marinha dos Estados Unidos da América.
Popularizadas por atores como James Dean e Marlon Brando, depressa se tornaram conhecidas internacionalmente. Práticas e económicas, passaram a ser usadas quer como peça de vestuário interior quer como peça de adorno. A maior evolução da T-shirt deu-se nos anos 60, depois da descoberta das técnicas de serigrafia e de impressão a quente que permitiam aumentar a variedade de cores e desenhos.
Desde aquela época até aos dias de hoje, a T-shirt serve de transmissora de mensagens políticas, ambientais, sociais, publicitárias, entre outras, sendo utilizada quer no desporto, quer na praia, quer como peça de vestuário em desfiles de moda ou no dia a dia.
Como referenciar: T-shirt in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-12 10:06:22]. Disponível na Internet: