Tácito (historiador)

A vida de Publius Cornelius Tacitus é pouco conhecida. Os escritores que falam dele não estão de acordo com respeito ao nome, e a data do seu nascimento parece ter tido lugar entre 54 e 56 d. C. Terá nascido em Terni ou talvez em Roma, filho de um Cornélio Tácito procurador da Gália Belga. Afeiçoado à filha de Agrícola, que conheceu em 77, casou em 78. Graças a Vespasiano, morto em 79, entra então na carreira das honras públicas. Foi questor, pretor e membro do colégio dos quindecênviros.
Em 99 foi encarregado com Plínio, o Moço, de um processo contra Mário Prisco, procônsul na África, acusado de ter vendido a condenação e mesmo a vida de funcionários provinciais inocentes.
A inscrição de Milassa prova que ele era procônsul na Ásia. Julga-se que morreu em 117, mas não há certeza disso. Há quem aponte o ano de 120 d. C. Burnonf caracterizou perfeitamente o estilo de Tácito nestas breves linhas: «o que todo o leitor deve admirar em Tácito é o seu estilo, ora vivo e rápido, ora calmo e majestoso, muitas vezes sublime, sempre simples na sua grandeza e sempre original e verdadeiro, porque parte de um espírito que pensa segundo ele mesmo. Esta precisão que o leva a dizer o que é preciso, nem de mais nem de menos, mas que não exclui nem o brilho das imagens nem a harmonia dos períodos. A concisão que se repreende em Tácito, não é, em geral, senão o segredo do génio que apreende o essencial e o pinta a grandes traços.
Isto é o que caracteriza o estilo de Tácito. É por isso que se não pode compará-lo com nenhum outro escritor latino, nem mesmo com Salústio que, embora com igual rigor e exatidão, tem menos alma e calor.
As obras de Tácito mais conhecidas são: Germania (De origine et situ Germanorum), Historiae, Annales, De Vita Julii Agricolae, Dialogus de Oratoribus.
Como referenciar: Tácito (historiador) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-21 17:50:16]. Disponível na Internet: