Takeshi Kitano

Ator e realizador japonês nascido a 18 de janeiro de 1947, em Tóquio, que, apesar de ser um dos maiores vultos da cinematografia contemporânea oriental, tem a maior parte da sua filmografia ainda inédita comercialmente em Portugal. Embora a sua intenção inicial fosse a de ser engenheiro civil, a sua rebeldia levou-o a optar por uma via artística, tendo começado a trabalhar, em 1972, como comediante em diversos clubes noturnos sob o nome de Beat Takeshi. Em breve tornou-se num dos atores mais requisitados do cinema nipónico, tendo trabalhado por diversas vezes com Nagisa Oshima, salientando-se o célebre Merry Christmas, Mr. Lawrence (Feliz Natal, Mr. Lawrence , 1983), onde desempenhou o papel de um impiedoso sargento de um campo militar. A sua estreia como realizador foi Sono Otoko, Kyobo ni Tsuki (1989), um filme sobre a mafia Yazuka japonesa. Os seus filmes seguintes celebrizaram-se pela violência filmada sempre de um ponto de vista estético. A sua coroa de glória foi o Leão de Ouro do Festival de Veneza obtido com Hana-bi (1997), o filme que o confirmou como figura de prestigiado relevo no cinema internacional.
Como realizador, Kitano tem oscilado entre a violência e a ação das histórias que envolvem os grupos Yakuza - Violent Cop (1989), Boiling Point (1990), Sonatine (1993), Brother (2000) - e a comédia e o romance em filmes como A Scene At The Sea (1991), Getting Any? (1995), Kids Return (1996) e Kikujiro (O Verão de Kikujiro, 1999). Em Dolls (2002), um filme intenso que nos conta três histórias de amor e de fé, Kitano limita-se, pela primeira vez em seis anos, a dirigir o filme, não tendo qualquer papel como ator. Em 2003, Takeshi Kitano realiza Zatoichi, o seu primeiro filme de época, inspirado num lendário herói do cinema e da televisão nipónicos. Tal como em muitos dos seus anteriores filmes, o realizador assume, também aqui, o papel da personagem principal. Polifacetado, Kitano é também, para além de realizador, produtor e ator, participante habitual em vários programas e filmes televisivos, autor de pequenos contos, ensaios e poesia, cartoonista e pintor.
Como referenciar: Takeshi Kitano in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-25 12:44:14]. Disponível na Internet: