Taxi Driver

Filme de culto realizado por Martin Scorsese em 1976 e protagonizado por Robert De Niro, Cybill Shepard, Jodie Foster e Harvey Keitel. Neste filme, De Niro arranca uma magistral interpretação como Travis Bickle, um instável motorista de táxi que faz o turno da noite em Nova Iorque e que, ao deparar com o mundo sórdido e pérfido que encerra a noite da Big Apple, perde a sua clarividência mental.
O filme, apesar de polémico e de ter merecido a classificação para adultos, alertou a consciência cívica da América para os seus índices de criminalidade e para a crescente degradação dos seus valores morais: o caso mais paradigmático foi o da personagem interpretada por Jodie Foster (nomeada para o Óscar de Melhor Atriz Secundária), Iris Steensman, prostituta toxicodependente de apenas 12 anos. A sua personagem foi marcante e voltou à baila aquando da tentativa de assassinato do Presidente Ronald Reagan, em 1981, em que o acusado referiu que fizera o tresloucado ato porque estava obcecado com a personagem de Foster. O filme foi um sucesso à escala mundial e confirmou Martin Scorsese e Robert De Niro como valores em ascensão. Contudo, o filme foi um dos grandes esquecidos da cerimónia dos Óscares de 1976, não arrecadando qualquer galardão.
Como referenciar: Taxi Driver in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-18 04:24:59]. Disponível na Internet: