Artigos de apoio

tecelão
Designação de aves da família dos Ploceídeos. Algumas espécies de aves desta família têm a capacidade instintiva, incluída no seu património hereditário, de construir os seus ninhos tecendo fibras vegetais. São, por isso, chamadas tecelões. Estes artesãos, como o tecelão-social (Philetarius socius), também conhecido como republicano, são pássaros pequenos, gregários e coloniais. Habitam as savanas, estepes e bosques pouco frondosos. O tecelão-do-telhado tem o bico cónico, bastante forte, curto, perfeitamente adaptado para rasgar sementes com casca e para fabricar os ninhos. A plumagem da fronte e da garganta é de cor muito escura. As asas são pontiagudas. A cauda é curta e truncada.
Ao chegar a época da reprodução, instalam-se nas árvores próximas dos povoados, em cujos ramos mais finos dependuram os seus ninhos piriformes. Os ninhos são construídos entrelaçando palhas, fibras, ervas e outros elementos vegetais. A fêmea normalmente põe de dois a oito ovos que são chocados durante duas semanas Os juvenis são alimentados com insetos e uma grande variedade de sementes.
Como referenciar: tecelão in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-11-25 05:35:47]. Disponível na Internet: