Telavive

A cidade de Telavive situa-se no Ocidente de Israel, sendo banhada pelo mar Mediterrâneo. Possui cerca de 369 000 habitantes (2004).
Telavive corresponde a um subúrbio moderno, periférico à cidade de Jafa, constituído pelos judeus da cidade central no início do século XX. Para este facto contribuiu o grande aumento populacional ocorrido nos anos 30, devido à subida de Hitler ao poder na Alemanha (1933) e, posteriormente, depois da Segunda Guerra Mundial.
Jafa terá sido o grande núcleo de desenvolvimento até ao século XX, historicamente alvo de conquistas e reconquistas. Originalmente era uma cidade fenícia, constituindo um importante porto de mar até 1965, data em que foi encerrado o porto e concluído o porto de Ashdod. Da sua história, é de referir que de 1196 até ao século XVI esteve sob o domínio árabe, até que foi anexada ao Império Otomano. Em 1799, foi conquistada por Napoleão e na Primeira Guerra Mundial foi reconquistada pelas tropas britânicas.
Após o conflito entre Judeus e Árabes, a 14 de maio de 1948, foi proclamado o Estado de Israel, sendo Telavive nomeada capital durante um ano, passando, em 1949, o Governo para Jerusalém.
Durante a Guerra do Golfo, em 1991, a cidade de Telavive foi alvo de mísseis iraquianos.
Dada a qualidade das suas praias, clima aprazível e oferta de serviços turísticos, como os grandes complexos hoteleiros, a cidade é um local turístico por excelência.
É considerada o centro financeiro, comercial, cultural e de telecomunicações do país. A nível industrial, destaca-se a indústria de construção, embora a manufatura dos têxteis, do vestuário, a farmacêutica e os químicos tenham também importância.
Em Telavive destacam-se várias instituições culturais como o Instituto Afro-Asiático para Estudos de Trabalho e Cooperação, a Orquestra Filarmónica de Israel, o Habimah, que é o Teatro Nacional de Israel, e o Museu de Telavive. Destaca-se também a casa preservada em memória de Hayyiam Nahman Bialik, um reconhecido poeta nacional. Foi considerada Património Mundial em 2003.
Como referenciar: Telavive in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-19 16:51:57]. Disponível na Internet: