telegrafia

A telegrafia consiste num sistema de telecomunicação que permite a transmissão e reprodução à distância do conteúdo de documentos, escritos, impressos, imagens fixas ou qualquer outra informação, por meio de impulsos ou sinais elétricos, através de fios condutores ou de ondas eletromagnéticas.
As letras e signos de pontuação transformam-se em grupos de impulsos elétricos na estação emissora e uma vez transmitidos são descodificados da recetora que os transforma novamente em sinais de escrita.
Originalmente usava-se o alfabeto morse, que era baseado na combinação de dois sinais de diferente duração (ponto e traço).
Pode ser sem fios (TSF), designação que originalmente se aplicou às transmissões telegráficas por ondas eletromagnéticas ou radioelétricas, e do tipo múltiplo, processo que utiliza a transmissão simultânea de várias informações através de um único circuito ou de uma banda de radiofrequência, como é o caso da fantomização dos circuitos telefónicos.
Como referenciar: telegrafia in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-04-12 17:19:23]. Disponível na Internet: