temperatura termodinâmica

A temperatura termodinâmica consiste na propriedade de um corpo ou região do espaço que determina se haverá ou não um deslocamento de calor desse corpo, ou região, para o interior ou para o exterior de um corpo ou região na sua vizinhança e ainda em que direção o calor se irá deslocar.
Se não ocorre deslocamento de calor, diz-se que o corpo ou região se encontra em equilíbrio termodinâmico e à mesma temperatura.
Em geral existem dois métodos para quantificar a temperatura termodinâmica. Um método empírico que consiste em tomar dois ou mais acontecimentos que dependam da temperatura e que possam ser reproduzíveis e especificar pontos fixos numa escala de valores para estes acontecimentos. O outro método termodinâmico usado para especificar temperatura, baseia-se na medida da quantidade de calor que flui entre corpos a temperaturas diferentes. Este método tem como suporte uma escala absoluta de temperatura com um zero absoluto de temperatura, à qual nenhum corpo pode libertar calor.
Este conceito é a base da definição de temperatura termodinâmica.
A unidade em que se exprime a temperatura termodinâmica é o Kelvin (K). Na prática, as temperaturas termodinâmicas não podem ser medidas diretamente, mas são normalmente inferidas de outras medidas usando um termómetro de gás contendo um gás praticamente ideal.
Tal é possível porque um outro aspeto da temperatura termodinâmica é a sua relação com a energia interna de uma dada quantidade de substância. No caso de um gás ideal monoatómico a energia interna por mole (U) é igual à energia cinética total de translação dos átomos numa mole de gás (um gás monoatómico não possui energia de vibração nem de rotação).
De acordo com a teoria cinética, a temperatura termodinâmica deste gás é dada por:
T = 2U/3R, onde R é a constante universal de gás.
Os gases só se comportam como ideais quando se encontram muito acima do ponto de liquefação e quando se encontram submetidos a uma pressão relativamente baixa. Deste modo, as leis deduzidas são válidas só em casos limites. Na prática, cada vez que se usa um termómetro de gases põe-se a questão de até que ponto se conseguiu esse caso limite.
No entanto, descobriu-se o facto de que a temperatura termodinâmica, independentemente das leis dos gases, pode também definir-se pelo rendimento de máquinas térmicas, ainda que igualmente ideais.

Como referenciar: temperatura termodinâmica in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-25 06:44:43]. Disponível na Internet: