tempo de propagação

Em eletrónica, o tempo de propagação consiste no efeito produzido nas válvulas eletrónicas em virtude do qual a tensão de comando da grelha não apenas influi na corrente anódica como também na velocidade de trânsito dos eletrões e, portanto, sobre o seu tempo de propagação ou de trânsito. Este tem como consequência que os eletrões mais rápidos alcancem os mais lentos durante o seu trajeto cátodo-ânodo, o que dá origem às conhecidas avalanchas de eletrões (descontinuidades na corrente anódica).
Em geofísica, o tempo de propagação consiste no tempo que uma onda leva a percorrer a distância entre os pontos de origem e de chegada. Em sismologia, a medição do tempo de propagação de ondas sísmicas, entre o hipocentro e a estação sismográfica da receção, tem servido de base aos estudos sobre as características do interior da Terra.
Como referenciar: tempo de propagação in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-03-26 07:55:21]. Disponível na Internet: