Teófilo Chantre

Compositor e cantor cabo-verdiano, Teófilo Chantre nasceu em 1964, na ilha de São Nicolau, em Cabo Verde. Tinha 1 ano quando a sua família se mudou para a ilha de São Vicente, fixando-se no Mindelo, o centro cultural do arquipélago cabo-verdiano. Filho de um letrista, Teófilo partiu para França aos 13 anos, aprendendo sozinho a tocar guitarra e começando a escrever música. Aos 17, depois de descobrir a música tradicional, torna-se presença regular em pequenos festivais de música tradicional da comunidade cabo-verdiana em França.

Em 1991, o produtor José da Silva escolhe três canções suas para o álbum Miss Perfumado, principal sucesso da cantora Cesária Évora. No disco seguinte da diva, Chantre escreveu cinco canções e a parceria seria repetida na canção "Ausência", escolhida por Goran Bregovic para a banda sonora do filme Underground, de Emir Kusturica.

A partir de 1993, editou discos em nome próprio, cruzando referências sonoras de outras latitudes (bossa nova e boleros) com o som tradicional de Cabo Verde.

Como referenciar: Teófilo Chantre in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-18 22:44:40]. Disponível na Internet: