teorema

Designação proveniente do termo grego theórema (assunto de estudo), um teorema é uma proposição em que se pode demonstrar a sua veracidade, o que é feito por dedução lógica a partir de proposições anteriormente demonstradas ou aceites como verdadeiras. Toda a sequência de demonstração implica, obviamente, um começo, o que nos leva a concluir que as proposições iniciais têm que ser admitidas sem demonstração. A estas proposições dá-se o nome de axiomas, sendo que aqueles que resultam da experiência e do conhecimento empírico dos factos se designam por postulados.
A um teorema que resulte como consequência imediata de um outro ou que seja um seu caso particular designa-se por corolário.
Muitos teoremas são conhecidos pelos nomes dos seus autores ou de matemáticos que de alguma forma a eles ficaram ligados. É o caso, por exemplo, dos conhecidos Teorema de Tales e Teorema de Pitágoras.
Como referenciar: teorema in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-04-05 11:42:02]. Disponível na Internet: