teoria dos efeitos
Estudo do impacto que os media produzem nas audiências.
O conceito tem uma importância vital na compreensão do fenómeno comunicativo, já que todo o estudo dos meios de comunicação social se baseia na premissa segundo a qual os media produzem um efeito.
Ao longo da história da teoria dos efeitos, que se estende desde o início do século XX, existiram três grandes fases: numa primeira fase, até à década de 30, atribuiu-se aos media um efeito poderoso sobre as audiências; numa segunda fase, até à década de 60, colocou-se em questão os resultados da primeira fase; a terceira fase, em que nos encontramos, revela um regresso à preponderância da hipótese dos efeitos poderosos dos media.
Partilhar
Como referenciar
teoria dos efeitos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$teoria-dos-efeitos [visualizado em 2026-07-30 17:47:46].
Outros artigos
-
VHSAs grandes empresas japonesas começaram a idealizar videogravadores domésticos no início da década d
-
UnixO sistema operativo Unix foi desenvolvido na década de 1960 nos Laboratórios Bell, em cooperação com
-
vortalÉ um tipo de portal específico dirigido a um determinado grupo que partilha dos mesmos interesses. N
-
VGA(Video Graphics Array) É um sistema de visualização gráfica para computadores pessoais desenvolvido
-
vídeoTecnologia de gravação e reprodução de imagens que permite o processamento de sinais eletrónicos par
-
upgradeUm upgrade é uma nova versão de uma aplicação (software) ou hardware desenvolvida para substituir um
-
UPS(Uninterruptible Power Supply) É um dispositivo de fornecimento de energia elétrica que usa uma bate
-
videoconferênciaA videoconferência é uma forma de comunicação (bidirecional) à distância em que imagens de vídeo são
-
USP(Unique Selling Proposition) Estratégia publicitária derivada do modelo AIDA que destaca uma caracte
-
USENETRede criada em 1971 por Tom Truscott e Jim Ellis, estudantes da Duke University, EUA, ao tentarem li
Partilhar
Como referenciar 
teoria dos efeitos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$teoria-dos-efeitos [visualizado em 2026-07-30 17:47:46].