terciarização

A terciarização pode ser abordada a partir de duas perspetivas diferentes. Por um lado, representa a expansão do setor terciário, que agrupa as atividades produtoras de bens imateriais. Simultaneamente, corresponde ao processo de transformação intersectorial, à reestruturação dos sistemas de produção, à crescente integração das atividades agrícolas, industriais e dos serviços. Segundo esta última abordagem, as barreiras entre os setores primário, secundário e terciário tendem a atenuar-se, dando lugar a uma economia integrada. Um bom exemplo desta articulação são as empresas agroindustriais.
Este fenómeno corresponde à principal característica das sociedades da atualidade e que se tem refletido no espaço. Tem vindo a impor a reorganização e reestruturação das economias e produzido grandes impactos na organização do território. Assim, os espaços têm sofrido intensos processos de reconfiguração funcional, quer em meio urbano quer em meio rural, concordantes com as alterações económicas, políticas e sociais observadas na atualidade.

Como referenciar: terciarização in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-22 10:19:00]. Disponível na Internet: