termístor

Um termístor, também designado por termocondutor ou termistância, consiste num material semicondutor cujo coeficiente de temperatura da resistividade é negativo, isto é, um dispositivo eletrónico semicondutor cuja resistência diminui com o aumento da temperatura.
Um termístor é constituído por uma haste ou disco de vários óxidos de manganésio, níquel, cobalto, cobre, ferro e outros metais.
Permite variações de temperatura compreendidas entre -40 ºC e 100 ºC. Os termístores utilizam-se em sistemas de medição de temperatura (termómetros) e em circuitos eletrónicos instalados com outros componentes como, por exemplo, transístores.
São ainda usados como chumaceiras, cabeças de cilindros e núcleos de transformadores. Também são usados para compensar o aumento da resistência dos resístores vulgares quando são aquecidos, e em instrumentos de vácuo, comutadores de atraso de tempo e reguladores de tensão.

Como referenciar: Porto Editora – termístor na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-23 10:07:28]. Disponível em