termopar

Um termopar é um dispositivo constituído por dois fios metálicos diferentes, ou hastes semicondutoras soldadas nas suas extremidades. Neste dispositivo é gerada uma força eletromotriz (f.e.m.) termoelétrica quando as duas extremidades se encontram a temperaturas diferentes, encontrando-se a diferença das temperaturas relacionada com o valor da força eletromotriz.
A este conjunto de dois metais diferentes dá-se o nome de termopar ou termoelétrico.
O fenómeno que explica o funcionamento de um termopar designa-se por efeito Seedeck ou efeito termoelétrico. Um termopar pode ser usado como um termómetro entre um intervalo limitado de temperaturas. Uma das junções é denominada quente ou de medição e encontra-se exposta à temperatura que se pretende medir. A outra, a junção fria ou de referência, é mantida a uma determinada temperatura conhecida. A força eletromotriz gerada é medida através de um milivoltímetro adequado, cuja escala foi convertida em graus Celsius, ou com um potenciómetro incorporado no circuito.
A constituição destes termopares varia. Uns são formados por um fio de platina soldado a uma liga metálica de platina e ródio. Este tipo de termómetro tem uma larga aplicação na indústria, pois permite efetuar leituras compreendidas entre -250 ºC e 1500 ºC.
Existem ainda outros termómetros de par termoelétricos constituídos pela união de duas ligas metálicas diferentes: níquel-crómio e níquel-alumínio. Nestes termómetros, a gama de temperatura varia entre -50 ºC e 999 ºC.
Como referenciar: termopar in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-06 06:03:36]. Disponível na Internet: