Terra do Fogo

A Tierra del Fuego, oficialmente conhecida por "Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul", situa-se no extremo sul da Argentina, da qual está separada pelo estreito de Magalhães. É banhada pelos oceanos Pacífico, Atlântico sul e Antártico. É aí que se localiza o cabo Horn, o ponto mais meridional da América do Sul.
O clima é frio e húmido, com ventos moderados a fortes, e temperaturas que variam, em média, entre os -15 ºC, no inverno, e os 20 ºC, no verão.
A Terra do Fogo constitui uma grande região com inúmeras ilhas e canais. A parte ocidental da ilha principal é chilena, com a capital em Punta Arenas, e a parte leste é Argentina, com a capital em Ushuaia, incluindo-se na Patagónia argentina. Em Ushuaia localiza-se o "Farol do Fim do Mundo", local mundialmente conhecido não só por ter um importante complexo de esqui, mas também por ter inspirado um romance de Júlio Verne.
Nas ilhas explora-se ouro, carvão e petróleo.
Como referenciar: Terra do Fogo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-24 14:02:32]. Disponível na Internet: