teste do desenho

Numa situação de clínica infantil, o desenho é muito utilizado como forma de diagnóstico e de terapêutica, já que as crianças têm mais dificuldade em expressar verbalmente os seus problemas e anseios. O desenho é então uma "porta" para que o psicólogo "espreite" para o seu interior. É pedido que a criança desenhe livremente e que demore o tempo que quiser.
O desenho como teste projetivo é uma expressão inconsciente de conflitos internos, angústias e insatisfações vividas pela criança e que não são verbalizadas coincidentemente. Assim, através do desenho as crianças revelam os seus fantasmas e a sua vida imaginária.
O psicólogo, durante o teste, precisa de estar atento às manifestações gestuais da criança e também aos detalhes e aos sinais e símbolos que são colocados num desenho. Por exemplo, o sol representa a figura paterna, a casa representa a figura materna, bem como alguns temas aquáticos. O desenho é uma forma de ilustrar as capacidades das crianças e também é uma projeção do seu eu corporal, ou seja, do seu mundo interno e imaginário, lugar primeiro da expressão de conflitos psíquicos e relacionais.
O que surge num desenho é o que a criança vive nas relações com o seu meio e com os seus pais. É um testemunho do mundo interno e da relação, e um compromisso entre os seus fantasmas e as suas defesas. O suporte verbal, as afirmações que a criança vai fazendo enquanto desenha são igualmente um testemunho da projeção do seu mundo interno.
A maioria das crianças até aos 10 anos têm um desenho padrão e gostam de desenhar figuras humanas, isto porque a representação mental, os conteúdos e as ideias são funções do esquema corporal. Elabora-se psiquicamente em função do corpo e representa-se espacialmente essa elaboração. É o corpo que fornece as coordenadas que possibilitam a representação da mente. O conceito de dentro/fora é construído a partir do corpo e das suas experiências e é igualmente o corpo que organiza o espaço.
Aquilo que é desenhado não é uma cópia da realidade, mas sim uma figura que é elaborada a partir das projeções que fazem de si próprios, a projeção corporal, que toma diversas expressões mas que reenvia sempre para a identidade do corpo.

Como referenciar: teste do desenho in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-18 22:03:32]. Disponível na Internet: