Tétis

O nome Tétis pode ser atribuído a duas divindades: com a grafia Tétis ou Thetis é uma das Nereidas, divindade marinha e imortal, filha de Nereu e de Dóris; Tethys, ou também com a grafia Tétis, uma das Titânides, filha de Gaia ou Gé (a Terra) e de Ouranos ou Úrano (o Céu).
A nereida Tétis é criada por Hera, tendo-lhe sempre uma grande afeição. Amada por Zeus, de acordo com a lenda, resistiu-lhe para não magoar Hera, a esposa do soberano dos deuses; ou, segundo outra versão, foi este que a não quis por temer uma profecia segundo a qual o filho que com ela fosse concebido o iria destronar. Consta também que foi amada por Posídon (Neptuno), o deus do mar. Mas é com Peleu, um ser mortal, que acaba por casar e de quem tem sete filhos, entre os quais Aquiles. Camões, em Os Lusíadas, diz que o Adamastor se apaixonou pela nereida Thetis, mas esta recusou o seu amor.
A titânide Tethys é esposa do Oceano e uma das divindades primitivas, que personifica a fecundidade "feminina" do mar. Tem três mil rios e três mil Oceânidas (ninfas marinhas). São suas irmãs Teia, Témis, Mnemósime, Febe e Reia (mãe de Zeus) e tem como irmãos os titãs: Oceano, Ceu, Crio, Hiperíon, Jápeto e Crono (pai de Zeus).
Como referenciar: Tétis in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-06 11:13:00]. Disponível na Internet: