texto de opinião
Os textos de opinião devem ser breves, claros na interpretação dos factos, opinativos, mas devidamente fundamentados sem ferirem a ética e o rigor da escrita. A opinião tem na polissemia um poderoso aliado, pois procura sempre apresentar uma visão crítica, tentando induzir o recetor e levá-lo a compartilhar das suas posições. Os recursos expressivos, quer depreciativos quer laudatórios, são, frequentemente polissémicos e presentes através das metáforas e das metonímias.
A opinião volta-se para o juízo que cada um ou o grupo (opinião pública) tem sobre alguma coisa. Há uma enorme carga subjetiva na forma de ver a realidade. Podemos recorrer à definição de Platão que diz que a opinião (em grego, doxa) é um juízo sobre os seres do mundo sensível, sendo o seu ponto de partida a sensação que se torna como uma síntese das sensações anteriores.
Daí o seu carácter arbitrário que pode traduzir ideias verdadeiras ou falsas.
A opinião apresenta os factos, como a informação, enquadrando-os no respetivo contexto, relaciona-os, através de uma interpretação, e elabora um juízo de valor sobre eles. Na opinião, o autor escolhe o ângulo de abordagem dos acontecimentos e das situações, mas não se preocupa com a distanciação nem com a simples explicação imparcial, característica da interpretação. Enquanto a notícia dá a informação, a interpretação explica os factos e as razões, a opinião adianta juízos de valor.
Na comunicação social, a opinião surge, frequentemente, em forma de editorial (geralmente, assinado por um elemento da direção editorial) a fazer a apreciação sobre os acontecimentos marcantes da atualidade; de um comentário (assinado por um diretor, editor ou jornalista) ou artigo de fundo, que permite a interpretação e a apreciação valorativa sob o seu próprio ponto de vista; e em forma de artigo de opinião, propriamente dita (assinado por um jornalista ou qualquer outra pessoa convidada), que pode abordar questões diversas desde factos noticiados a questões de arte, de literatura, de cinema ou televisão ou artigos de divulgação científica.
O editorial distingue-se dos restantes textos de opinião ao exprimir a opinião e a cultura da empresa como um todo; os outros textos são da responsabilidade apenas dos seus autores.
A opinião tem por finalidade informar e influenciar, nomeadamente a nível político ou ideológico. Os opinion makers utilizam os dados da realidade para, a partir deles, convencer.
-
juízo de valor1. Os juízos de valor, os juízos morais e as avaliações, tal como os hábitos e os costumes, ligam-se...
-
PlatãoUm dos pensadores mais influentes de toda a história da filosofia, nasceu em Atenas cerca de 427 a. ...
-
ROMROM (Read-Only Memory - memória só de leitura) é um circuito eletrónico de memória que pode ser lido
-
resetReiniciar o computador, limpando os dados de memória, sem o desligar. Muitas vezes utilizado quando
-
repetidorUm repetidor consiste num dispositivo que capta um sinal débil através de um circuito de entrada e f
-
resoluçãoQualidade de imagem num monitor ou numa impressora. O número máximo de pixels que podem ser exibidos
-
registarNotificar um fabricante de software e de hardware da compra de um produto. O registo é frequentement
-
reality-showsGénero de programa televisivo, inaugurado nos Estados Unidos da América, que procura debater questõe
-
ReportagemA reportagem constitui um género específico da informação, assente na observação dos factos e/ou do
-
RecensãoEtimologicamente, recensão vem do latim recensionem (= enumeração), que, por sua vez, deriva de cens