Thaís Fraga

Produtora e cantora brasileira, Thaís Fraga nasceu no Rio de Janeiro, Brasil. O contacto com a música marcou a sua infância, em virtude dos saraus musicais organizados pelos seus pais e tios, onde conviviam regularmente os grandes instrumentistas da música choro carioca, como Dino 7 Cordas, César Faria, Joel Nascimento, Rafael Rabelo e Déo Rian. Formada musicalmente no Conservatório Brasileiro de Música, tocou piano durante alguns anos, embora se interessasse também pela guitarra.

Depois de ter estudado canto na Musiarte, viria a participar no Festival da Canção Francesa, cimentando a sua aproximação ao meio musical, quer como cantora, quer como produtora de eventos. Emprestou a sua voz de suporte em gravações de Roberto Menescal, Almir Chediak, Marcelo Mansur e Carlos Lyra. Sempre interessada pela pesquisa, procurou aprofundar os seus conhecimentos de música americana, desenvolvendo um estilo próprio, a conciliar a técnica vocal das grandes intérpretes com as variantes rítmicas da música brasileira.
Produziu o espetáculo Aqui Jazz, com excelentes reações de público e crítica à passagem pelas raízes da música americana, mormente os grandes compositores dos anos 30 e 40. A esse seguiram-se os eventos Bossa'n Jazz e Do Brasil para o Mundo, mantendo a tónica na fusão dos ritmos brasileiros com outras fontes de som.

Colaborou ativamente com alguns compositores consagrados do movimento bossa nova moderno, casos de João Donato, Durval Ferreira e Osmar Milito, também com o guitarrista Nonato Buzar e o compositor Tito Madi. Posteriormente, produziu um especial sobre a música brasileira e Tom Jobim para uma cadeia de televisão holandesa, no Rio de Janeiro, apresentando-se com o seu quarteto habitual e outros artistas, como o agrupamento Velha Guarda, o escritor Ruy Castro, a cantora Helô Pinheiro e o saxofonista australiano Don Burrow. Entre março de 1998 e fevereiro de 2001, produziu o programa Discomania, da Rádio MEC, onde convidava semanalmente um intérprete da MPB para apresentar o seu trabalho, numa entrevista ao vivo.

Em 2004, integrou o musical Gardel: Um Musical de Tangos, dirigido por Paulo Afonso de Lima, como cantora convidada, durante uma temporada de seis meses, no Teatro Sesi, no Rio de Janeiro. Com apresentação regular nas principais casas noturnas do Rio de Janeiro, não cessou a sua atividade de produtora. O primeiro disco da cantora, com produção de Perna Fróes, seria disponibilizado em 2007, no formato de download digital.


Como referenciar: Thaís Fraga in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-17 14:07:22]. Disponível na Internet: