The Chemical Brothers

Duo eletrónico (big beat) britânico, formado no ano de 1991, em Manchester, por Tom Rowlands e Ed Simons. Estes conheceram-se em 1989, na Universidade de Manchester, quando frequentavam o mesmo curso de História. O duo iniciou as suas atividades como dupla de DJs em 1991, no clube Naked Under Leather, sob a influência das sonoridades que vinham desde Ibiza e de nomes como Paul Oakenfold. Os meses que se seguiram mostraram que as escolhas sonoras dos Dust Brothers (a primeira designação escolhida) estavam a conquistar adeptos um pouco por todo o lado, o que trouxe o ímpeto necessário para a continuidade do projeto. Após a criação do tema "Song to the Siren", o êxito do duo ficou ainda mais consubstanciado, antes da partida necessária e definitiva para Londres. Foi aqui, na capital inglesa, que os dois acabaram por editar oficialmente o primeiro disco, o EP 14th Century Sky, através da Junior Boy's Records. A mudança de ares provou ser fundamental dado que, passados poucos meses, Rowlands e Simons eram já convidados para fazer o trabalho de remistura de bandas como os Primal Scream ou os Prodigy. Contudo, em 1995, os originais e americanos Dust Brothers decidiram impedir a dupla britânica de continuar a utilizar a designação, o que levou à adoção da denominação Chemical Brothers. Exit Planet Dust, o primeiro álbum, foi editado em 1995 e conseguiu um êxito sem precedentes. O estatuto de estrelas dos Chemical na dance scene ficou assim, e cada vez mais, materializado. Noel Gallagher, o guitarrista dos Oasis, foi a primeira das estrelas que avançou para uma colaboração com a banda, no tema "Setting Sun". O single, gravado com o guitarrista da banda de Manchester, chegou mesmo ao primeiro lugar do top inglês. Dig Your Own Hole, o segundo álbum, editado em 1997, prolongou o sucesso, antes de Surrender, o terceiro álbum, editado em 1999. Come With Us, o quarto álbum dos Brothers, foi editado em 2002.
Os Chemical Brothers conseguiram levar a música de dança para além dos circuitos fechados dos clubes e das discotecas, ao mesmo tempo que colocaram os seus temas nos lugares cimeiros das tabelas, competindo de igual para igual com os mais poderosos artistas da cena musical.
Como referenciar: The Chemical Brothers in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-22 00:12:33]. Disponível na Internet: