The Departed: Entre Inimigos

Filme dramático norte-americano realizado por Martin Scorsese em 2006. The Departed, em português Entre Inimigos, é um filme de ação interpretado por Leonardo DiCaprio (Billy Costigan), Matt Damon (Colin Sullivan), Jack Nicholson (Frank Costello), Mark Wahlberg (Dignam), Martin Sheen (Oliver Queenan) e Alec Baldwin (Ellerby), entre outros.
O enredo tem como pano de fundo South Boston, nos Estados Unidos da América, e a luta travada pela polícia federal e o crime organizado, neste caso a máfia irlandesa, chefiada por Frank Costello. Billy Costigan é um prestigiado membro da polícia a quem foi proposta a tarefa de se infiltrar no bando de Frank Costello, para conhecer e recolher informações sobre os movimentos da máfia. Ao mesmo tempo, Frank Costello envia um dos seus homens de confiança, Colin Sullivan, para a polícia de Boston, com o intuito de espiar as estratégias da polícia no combate ao crime. Com o passar do tempo, tanto um como outro ganham a confiança dos seus superiores e conseguem alcançar lugares de prestígio, permitindo-lhes recolher informações importantes sobre as estratégias de cada um dos lados. O caso complica-se quando a polícia e a máfia descobrem que têm infiltrados nas suas organizações. Tomando consciência do perigo que correm, ambos iniciam a caça ao infiltrado, de modo a poderem salvar a pele.
Em 2007, este filme foi nomeado para os Óscares e recebeu três prémios: Melhor Filme, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Montagem. Para além disso, granjeou ao seu realizador, Martin Scorsese, o prémio de Melhor Realizador.
Como referenciar: The Departed: Entre Inimigos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-18 22:28:10]. Disponível na Internet: