The Housemartins

Banda inglesa formada em Hull por Paul Heaton (vocalista, guitarra), Ted Key (guitarra), Stan Cullimore (baixo) e Hugh Whitaker (bateria) em 1984.
Desde cedo, a banda cultivou uma imagem distinta, marcada por um humor bastante cínico e "low profile". Em 1985, depois de assinarem o seu primeiro contrato, Norman Cook substitui Ted Key. Contudo, só têm algum sucesso com o seu terceiro single, «Happy Hour», em 1986. No final do ano, é editado o seu primeiro álbum, London 0 Hull 4, que, entre outros temas, continha um tema que seria um autêntico hino musical da década, «Caravan of Love». Com todo este sucesso, são galardoados com o prémio BPI para a Banda Revelação do Ano. Antes da edição do seu segundo álbum, Dave Hemingway substitui na banda Hugh Whitaker. Em 1987, surge The People Who Grinned Themselves to Death, o seu segundo álbum, composto por temas que atingiram o top de vendas, como «Five Get Over Excited» e «Me and the Farmer». Em 1988, e no auge da sua carreira, pois eram uma das bandas mais populares no Reino Unido, resolveram separar-se, alegando que esta separação estava programada desde o início. Paul Heaton nunca escondeu a sua clara preferência por sonoridades pop-jazz, enquanto o baixista (Cook) sempre demonstrou uma clara apetência para a música de dança. Estas diferenças tornaram-se evidentes após a dissolução da banda: Heaton formou os Beatiful South com o baterista da banda (Hemmingway), tornando-se numa das bandas mais populares no Reino Unido da década seguinte, enquanto que Norman Cook tornou-se num DJ de renome mundial (Fatboy Slim).
Os Housemartins nunca conseguiram mais do que ser uma banda de culto nos Estados Unidos da América, mas a sua simplicidade, sonoridade melódica e constante sarcasmo conquistaram completamente o Reino Unido. Para sempre ficam temas como «Caravan of Love», «Me and the Farmer» e «Five Get Over Excited».

Como referenciar: The Housemartins in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-11 02:06:49]. Disponível na Internet: