The Incredibles - Os Super-heróis

Filme de animação norte-americano, que resultou da parceria entre a Disney e a Pixar, realizado em 2004 por Brad Bird. Produzido por John Walker, nasceu da imaginação e criatividade do realizador que também escreveu o argumento. Com as vozes de Craig T. Nelson, Holly Hunter, Samuel L. Jackson, Jason Lee, Wallace Shawn, Sarah Vowell, Spencer Fox e Brad Bird, trata-se da primeira animação produzida pela Pixar com personagens humanas e sem a presença de brinquedos ou animais que falam.
É uma história dirigida a toda a família, repleta de ação, que acompanha o dia a dia na vida de ex-super-heróis inseridos na sociedade. Nos anos 50, Bob (voz de Craig T. Nelson) foi um dos maiores super-heróis do mundo (conhecido por todos como "o Sr. Incrível"), que salvava vidas e combatia os criminosos, mas foi forçado a retirar-se por existirem processos legais contra os super-heróis. Sob o programa de recolocação de super-heróis, Bob e a sua mulher Helen Parr (voz de Holly Hunter) mudam de identidade e levam uma vida normal numa casa nos subúrbios com os seus três filhos: Violet (voz de Sarah Vowell), Dashiell (voz de Spencer Fox) e o bebé Jack Jack. Bob trabalha numa seguradora como corretor de sinistros e luta contra o tédio e a acumulação de gordura na barriga. Helen, ex-mulher elástica, adaptou-se bastante bem à vida normal e dedica-se a criar os seus três filhos, embora, às vezes, use a sua incrível capacidade elástica para dar conta dos desafios da vida doméstica. Violet é uma adolescente típica, tímida e insegura, que vive com o dilema de ser criança ou ser adulta, é o exemplo dos pais e o seu superpoder é o da invisibilidade. Dash é o irrequieto e apressado filho de 10 anos, cheio de energia, o seu superpoder é o de se deslocar à velocidade da luz. Existe ainda o bebé Jack que ainda não tem nenhum poder especial. Outras personagens importantes são Lucius Best/Frozone (voz de Samuel L. Jackson), Edna Mode (voz de Brad Bird) e Syndrome/Buddy (voz de Jason Lee). Lucius era conhecido como o super-herói mais cool do mundo e o melhor amigo do Sr. Incrível, tem a capacidade de criar gelo a partir da humidade do ar e deslocar-se sobre ele graças às suas botas especiais. Edna Mode é uma diva estilista meio alemã, meio japonesa, especializada em criar roupa para os seus clientes de elite: os super-heróis. Syndrome/Buddy é o cruel vilão da história; na adolescência admirava Bob e queria ser seu companheiro, mas Bob recusou e Buddy tornou-se vingativo. Passou a intitular-se Syndrome e criou Omnidróide 7, uma arma robótica inteligente que pretende usar para instalar o caos mundial.
Um dia, Bob recebe um misterioso desafio de Mirage a convocá-lo para uma missão ultrassecreta numa ilha no Pacífico. Descobre que existe uma ameaça contra o mundo e que tem que voltar à ação. No final, Bob acaba por perceber que a sua família precisa de unir-se e redescobrir o que há de mais incrível na sua vida familiar cheia de poderes fantásticos.
Grande sucesso de bilheteira, o filme recebeu o Óscar de Melhor Filme de Animação e de Melhor Som.
Como referenciar: The Incredibles - Os Super-heróis in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-16 17:07:03]. Disponível na Internet: