Thilo Krassman

Maestro e compositor alemão, Thilo Krassman nasceu a 16 de abril de 1933, em Bremen, na Alemanha.
Na década de 60, estabeleceu-se em Portugal, onde começou a sua carreira artística e musical. Para além de ter lecionado acordeão na Casa Gouveia Machado (Lisboa), Krassman criou o grupo Thilo's Combo, que contou com a colaboração de Paulo de Carvalho, Fernando Rueda e de Don Byas, saxofonista britânico. Ligado à televisão, Thilo Krassman trabalhou em diversos concursos, programas de variedades, como o Zip Zip, Lá em Casa Tudo Bem, Faz de Conta4, Eu Show Nico e Parabéns, tendo participado também em vários festivais da canção, quer como maestro, quer como compositor, tais como Uma flor de verde pinho (1976, interpretado por Carlos do Carmo), Férias (1977, cantado por Conjunto Férias), Sobe, Sobe, Balão Sobe (1979, interpretado por Manuela Bravo), Chamar a Música (1994, cantado por Sara Tavares), Antes do adeus (1997, cantado por Célia Lawson).
Fundou, juntamente com Nicolau Breyner a Edipim, empresa televisiva independente, que produzia programas de variedade e telenovelas portuguesas, como Vila Faia. O compositor, um homem inteligente e integro, defendeu os valores e a música de Portugal.
Thilo Krassman faleceu a 11 de março de 2004, em Portimão, vítima de doença prolongada. O maestro estava a recuperar de uma operação, realizada no mês anterior, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.
Como referenciar: Thilo Krassman in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-17 13:33:04]. Disponível na Internet: