Thomas Haden Church

Ator norte-americano, Thomas Haden Church nasceu a 17 de junho de 1961 em El Paso, no Texas. No início de carreira, foi disc-jockey na rádio e fez vozes em anúncios. Estreou-se no cinema em 1988 com o filme independente Stolen Moments, interpretando um sociopata. No ano seguinte, teve um dos seus papéis mais memoráveis na série televisiva cómica da NBC Wings: o adorável mentecapto Lowell Mather. Manteve-se na série até 1995, tendo granjeado grande visibilidade pelo seu papel. Ainda em 1989, teve uma participação especial num episódio da famosa série Cheers (Aquele Bar), interpretando um pinguim em patins.
Estreou-se em 1993 nos telefilmes interpretando um detetive em Fugitive Nights: Danger in the Desert, no mesmo ano em que participou também em Tombstone, de George P. Cosmatos. Em 1995, protagonizou a sitcom da Fox Ned and Stacey, fazendo o papel de Ned Dorsey, contracenando com Debra Messing numa dupla de considerável charme e humor. Após o cancelamento desta série, em 1997, interpretou o papel de vilão na comédia George of the Jungle (George, o Rei da Selva), seguindo-se diversos papéis secundários em filmes como One Night Stand (Cúmplice à Noite, 1997); 3000 Miles to Graceland (A 3000 Milhas de Graceland, 2001), com Kurt Russel e Kevin Costner; ou Lone Star State of Mind (Cowboys e Idiotas, 2002).
Na sequência de um certo impasse na sua carreira como ator, fez uma incursão por trás das câmaras escrevendo e realizando em 2003 a comédia independente Rolling Kansas. Em 2004, teve o grande momento da sua carreira quando participou na aclamada comédia dramática de Alexander Payne Sideways. Contracenando com Paul Giamatti, interpretou o papel de um ator de telenovelas que faz uma viagem de despedida de solteiro, acabando afogado em vinho e mulheres. Por este excelente desempenho, recebeu inúmeros prémios da crítica, o Independent Spirit e as nomeações para o Óscar de Melhor Ator Secundário e para o Globo de Ouro na mesma categoria.
Em 2006, deu voz a uma das personagens do filme de animação Charlotte's Web e depois foi contratado para encarnar o principal vilão da terceira parte de Spider-Man (Homem-Aranha), série cinematográfica de sucesso de Sam Raimi.
Como referenciar: Thomas Haden Church in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-19 04:30:49]. Disponível na Internet: