Tiago

Futebolista português, Tiago Cardoso Mendes nasceu em Viana do Castelo a 2 de maio de 1981. Apaixonado desde muito pequeno por futebol, cedo ingressou neste mundo tendo sido o SC Vianense o seu primeiro clube. Posteriormente entrou para o nível "infantis" do Sporting Clube de Braga onde, de escalão em escalão, chegou até à equipa principal. Em agosto de 1999, pelas mãos de Manuel Cajuda, estreou-se na 1.ª Liga num jogo contra o Futebol Clube de Alverca. Manteve-se neste clube até janeiro de 2001, altura em que assinou contrato com o Sport Lisboa e Benfica. Foi como jogador deste clube que o médio Tiago foi convocado por Luiz Felipe Scolari para integrar a seleção nacional de futebol, durante o Euro 2004, onde se sagrou vice-campeão.
Após o Europeu representou, sucessivamente, o Chelsea, de Inglaterra, e o Lyon, de França, clubes ao serviço dos quais se sagrou campeão nacional dos respetivos países. Foi um dos selecionados para representar Portugal no Mundial 2006, na Alemanha.
Como referenciar: Tiago in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-05-11 20:34:38]. Disponível na Internet: