Timgad

É Património Mundial da UNESCO desde 1982. Timgad é uma cidade fundada de raiz pelos romanos por volta do ano 100 a. C. no território da atual Argélia, e que reflete um plano concebido pelos romanos para aplicar nas colónias do Império.
O urbanismo romano difundido por todo o Mundo, através das suas colónias no Norte de África, na Palestina, na Renânia e na Grã-Bretanha, simboliza a unidade e a centralização do poder que caracterizam esta civilização. As colónias eram construídas segundo um esquema preconcebido derivado da planificação de um campo militar (castrum), dividido em quarteirões regulares estruturados a partir de dois eixos, um cardo (eixo norte-sul) e um decumano (eixo este-oeste).
O centro urbano de Timgad é composto por quatro quarteirões racionais protegidos por um muro fortificado. No seu interior distribuíam-se as habitações e os edifícios mais importantes, a biblioteca, a Casa de Jano, as termas a este e no norte os banhos e o Templo de Ceres.
Como referenciar: Timgad in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-21 04:23:29]. Disponível na Internet: