tinta

Uma tinta é uma composição pigmentada líquida, pastosa ou sólida, que, quando aplicada em camada fina sobre uma superfície apropriada, se converte ao fim de algum tempo numa película sólida, corada e opaca.
A tinta deve possuir cinco características fundamentais: ser fácil de aplicar, originar uma película contínua e uniforme, ter aderência, ser impermeável e ser resistente ao ambiente.
As tintas são compostas essencialmente por resinas, pigmentos, cargas, solventes e aditivos. As resinas são as responsáveis pela formação da película seca contínua e ligam fisicamente todos os componentes entre si. São responsáveis pelas características mais importantes da tinta, nomeadamente a resistência química e a resistência física.
Os pigmentos são os responsáveis pela cor e opacidade das tintas.
As cargas são sólidos inertes que conferem propriedades específicas às tintas.
No que diz respeito aos solventes, estes são líquidos voláteis orgânicos e inorgânicos usados para ajustar a viscosidade das tintas.
Por fim, os aditivos são substâncias que se adicionam às tintas para melhorar determinadas características.
Segundo a natureza química da sua resina, as tintas podem dividir-se em: alquídicas, acrílicas, vinílicas, borracha clorada, silicone, epoxidas, poliuretano e silicatos.
Segundo o fim a que se destinam, podem-se juntar à resina agentes secantes (sabões de cobalto, de manganésio, de chumbo ou de zinco), espessantes, tensioativos, plastificantes, emulsionantes, anti-espumas, anti-peles e dispersantes.
A secagem das tintas assenta em três processos distintos: evaporação de solventes (mecanismo físico segundo o qual o diluente e o solvente se evaporam), secagem por oxidação (a tinta seca por reação com o oxigénio do ar) e secagem por polimerização (a tinta seca por reação com um catalisador).
A produção de uma tinta tem em conta as seguintes operações: pesagem, pré-mistura, moagem, acabamento, afinação de cor e enchimento.
As tintas são utilizadas como proteção contra o fogo, corrosão e a humidade, para aumentar a visibilidade e segurança (tintas de marcação de estradas), ou com finalidades meramente decorativas.
Como referenciar: tinta in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-24 19:32:26]. Disponível na Internet: