tipos de climas

Os climas terrestres são classificados tendo em conta essencialmente a temperatura e a precipitação média anuais, embora fatores como, por exemplo, a humidade, a pressão atmosférica e o vento sejam, também, utilizados para os caracterizar.
Na classificação dos climas terrestres utiliza-se frequentemente o sistema proposto por Peter Köppen, que tem por base um conjunto de critérios: a temperatura média mensal do mês mais quente e do mês mais frio; a variação térmica verificada entre o mês mais quente e o mês mais frio; o número de meses cuja temperatura média é superior a 10 oC e a precipitação média registada no inverno e no verão.
Segundo o sistema de Köppen, existem cinco tipos principais de clima, identificados pelas letras de A a E: A - clima tropical, caracterizado por uma temperatura média mensal superior a 18 oC;
B - clima seco, com uma taxa de precipitação média anual muito reduzida. A evapotranspiração anual excede a precipitação anual;
C - clima temperado com inverno suave, cuja temperatura média do mês mais frio situa-se entre os 18 oC e os -3 oC;
D - clima temperado com inverno rigoroso, cuja temperatura média do mês mais quente é superior aos 10 oC;
E - clima polar caracterizado por uma temperatura média do mês mais quente inferior a 10 oC.
Como referenciar: tipos de climas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-12 08:54:45]. Disponível na Internet: