tipos de Moreia

As moreias ou morenas são acumulações de detritos causadas pelo degelo dos glaciares.
A superfície da língua glaciária raramente está limpa de detritos. Estes são tanto mais abundantes quanto mais próximos da parte inferior da língua glaciária. Devido à diminuição da espessura do glaciar sob o efeito da ablação, o material mergulhado no gelo é trazido à superfície que, em casos extremos, chega a recobrir completamente o gelo. Certos glaciares tornam-se quase invisíveis (glaciares negros).
Os glaciares do Himalaia apresentam fenómenos do mesmo tipo e em certos glaciares do Alaska pode instalar-se uma vegetação florestal, favorecida pela ausência de movimento do glaciar subjacente. Estas acumulações de materiais, denominadas moreias, são de dois tipos: as móveis e as fixas. Moreias móveis, constituídas pelas moreias laterais e pelas moreias medianas.
Estas últimas resultam da reunião de duas moreias laterais móveis quando dois glaciares confluem. Estas moreias geralmente pouco distintas nas zonas de nevado tornam-se mais nítidas nas partes altas da língua glaciária e esbatem-se novamente espalhando-se sobre toda a superfície do glaciar na vizinhança do término da língua glaciária. É na parte média dos aparelhos glaciários que se notam estes cordões de secção triangular sobre-elevados acima do nível médio do glaciar, pois protegem o gelo da fusão.
A sua origem são os detritos muito heterométricos, desde blocos de várias toneladas até um pó fino (farinha de rocha), arrancados às paredes do leito glaciar pelas avalanches e desagregação pelo gelo que, misturados com a neve, reaparecem à medida que ocorre a fusão na parte terminal da língua glaciária. Correspondem geralmente a moreias internas que alimentam a moreia do fundo.
As moreias fixas levantam problemas mais difíceis. Parecem resultar de moreias laterais, por vezes com várias dezenas de metros de altura, que desenham um cordão de secção triangular com o comprimento que pode atingir vários quilómetros. Em consequência da regressão glaciária as moreias laterais reúnem-se numa curva fechada na frente do glaciar. Constitui-se a moreia frontal (fixa) que a torrente glaciária atravessa, seja por um canal, seja por uma infiltração sob a moreia.
Como referenciar: tipos de Moreia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-19 03:38:53]. Disponível na Internet: