tiroide

A tiroide é uma glândula, situada na zona do pescoço, em torno e à frente da traqueia, pesando cerca de 28 gramas, em média.
A atividade desta glândula é controlada por uma outra situada na base do cérebro, a hipófise, através da secreção, por esta, da hormona TSH para a corrente sanguínea.
A tiroide produz as hormonas triiodotiroxina (T3) e a tiroxina (T4), as quais são armazenadas nos folículos tirideanos. As hormonas produzidas nesta glândula intervêm na regulação do metabolismo basal e na maturação do sistema nervoso: uma criança que nasça sem atividade da tiroide, apresentando ausência de tiroxina, sofrerá sempre de um elevado atraso mental. A tiroxina intervém ainda no controlo dos reflexos e na velocidade dos processos anabólicos (síntese de novas moléculas) e catabólicos (produção de energia a nível celular). A introdução de uma dose diária extra de 1 mg de tiroxina no organismo conduzirá a uma elevação do gasto calórico de cerca de 2500 para 3500 kcal diárias. Devido a este facto, ocorrerá uma perda de peso se o teor energético dos alimentos que compõem a dieta for inferior a esse valor, sendo, por isso esta hormona passível de ser utilizada no tratamento da obesidade.
O ião iodo é um componente essencial da T4, pelo que a ausência, ou presença em quantidades abaixo das necessárias, deste elemento na alimentação conduz a atrasos de desenvolvimento em bebés e em crianças, provocando doenças como o cretinismo. A quantidade diária necessária é de 3 x 10- 5 gramas, podendo ser obtida, sobretudo, em alimentos de origem marinha, como o peixe e o sal.
A tiroxina, em virtude de regular a taxa de metabolismo basal, intervém também na regulação da temperatura do corpo, motivo pelo qual os indivíduos que sofrem de hiperatividade da tiroide tendem a ter sempre a sensação de calor, sentindo-se mal com temperaturas ambiente elevadas e vice-versa.
Uma anomalia, bastante frequente, do funcionamento da tiroide é o bócio, que se caracteriza por um inchaço da glândula, logo, do pescoço, em virtude de uma deficiência em iodo. O inchaço pode também ocorrer por hiperatividade glandular, tumor ou excesso de produção de TSH pela hipófise.
Como referenciar: tiroide in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-04-05 11:09:05]. Disponível na Internet: