tiroxina

A tiroxina, de designação química 3,5,3',5'-tetraiodotironina, consiste numa hormona da glândula tiroide cuja produção é regulada pela hormona tireotrófica (tireotropina) do lobo anterior da hipófise. Tem um elevado teor de iodo.
A tiroxina é uma das hormonas mais conhecidas. Estimula o metabolismo basal, aumentando a concentração de diversas enzimas que intervêm na respiração, e incrementa o ritmo respiratório das mitocôndrias hepáticas na ausência de ADP.
A tiroxina constitui ainda um fator importante para o crescimento normal; nos anfíbios, atua acelerando a metamorfose. A sua carência origina o mixedema.
Quimicamente, é um aminoácido iodado; forma-se na tiroideia como tireoglobina, um composto de proteína e tiroxina. A tireoglobina não tem qualquer efeito hormonal, que surge apenas na secreção quando a tiroxina se separa da proteína. Outra hormona da glândula tiroide é a tri-iodotironina, mais pobre em iodo, que, em ensaios biológicos, demonstra ser mais ativa do que a tiroxina.
Como referenciar: tiroxina in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-18 21:56:55]. Disponível na Internet: