TMN

A TMN - Telecomunicações Móveis Nacionais, S.A., sediada em Lisboa, foi uma empresa de telecomunicações portuguesa constituída a 22 de março de 1991, que surgiu com o objetivo de assegurar a exploração do serviço telemóvel, lançado em 1989, pelos CTT e os TLP.

Em dezembro de 1991, a Marconi juntou-se à empresa, levando a que o capital social ficasse equitativamente dividido pelos três parceiros. Em março de 1992, o Instituto das Comunicações de Portugal atribuiu à TMN uma licença para a prestação do serviço móvel terrestre através de uma rede digital e, dois meses depois, foi realizada a primeira chamada GSM (Global System Mobile Communications - Sistema Global de Comunicações Móveis) no país.
A 8 de outubro do mesmo ano, foi lançada a rede digital da TMN, que utilizava como prefixo o número 0936. Em maio do ano seguinte, foi efetuada a primeira chamada em roaming, ou seja, uma ligação telefónica por um telemóvel nacional a partir de um outro país (por exemplo, numa viagem de negócios ou em férias), recorrendo para isso a uma rede do país visitado com a qual a TMN fez um acordo.

Ainda em 1993, em outubro, a TMN lançou o serviço voice mail, que permite a quem liga para um cliente da empresa deixar uma mensagem num gravador se a chamada não for atendida.

O ano de 1995 ficou marcado pela inauguração, em fevereiro, da rede digital na ilha da Madeira, mas principalmente pelo lançamento, em setembro, de um novo conceito a nível mundial em termos de operadores de telemóveis, o MIMO - um cartão pré-pago que permitia às pessoas efetuarem chamadas enquanto tivessem saldo. O cartão devia ser recarregado, em caixas Multibanco®, de dois em dois meses, ou no fim do saldo.

Este sistema, que conheceu logo um sucesso imediato, foi imitado em todo o mundo, com algumas variações. Em 1996, em abril, foi apresentado um novo logótipo e, em junho, foi lançado o cartão SPOT, baseado no MIMO, mas destinado a um público mais jovem. No mês seguinte, a empresa estendeu a sua cobertura aos Açores.

Em abril de 1998, a TMN foi a primeira operador portuguesa a adotar a tarifação ao segundo imposta por lei. Em 1999, o Instituto de Comunicações de Portugal atribuiu à TMN uma licença para a prestação do serviço fixo de telefone, através do prefixo 1096. No ano 2000, o prefixo da TMN passou a ser apenas 96.
Como referenciar: TMN in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-24 03:44:21]. Disponível na Internet: