Artigos de apoio

Tom e Jerry
Personagens de animação, Thomas Cat e Jerry Mouse foram criadas, em 1940, em Hollywood pela dupla Joseph Barbera e William Hanna, com vozes de Mel Blanc.
A sua estreia no cinema aconteceu na curta-metragem Puss Gets the Boot, que obteve uma nomeação para o Óscar de Melhor Curta-metragem. Neste filme, Tom recebe um ultimato do dono que se partir mais alguma coisa em casa, vai para a rua. Mas Jerry, o seu inimigo, "ajuda-o" a partir algumas coisas.
A partir de 1942, os cartoons foram adaptados à banda desenhada, com desenhos de Fred Abranz. As histórias de um gato e de um rato que passam a vida em perseguições e disputas deliciou as audiências. Assim, surgiu a série televisiva de Tom e Jerry, que obteve sete Óscares e esteve em exibição de 1965 a 1972. Em 1989, a dupla Hanna-Barbera criou uma série para a televisão em que Tom e Jerry aparecem como crianças: Tom & Jerry Kids. Em 1992, foi realizado por Phil Roman o filme Tom and Jerry: The Movie (Tom e Jerry: O Filme), que, contudo, não obteve críticas muito favoráveis.
Como referenciar: Tom e Jerry in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-09-22 14:22:02]. Disponível na Internet: