Tom Wilkinson

Ator inglês, Thomas Wilkinson nasceu a 12 de dezembro de 1948, em Leeds. Começou a sua carreira em 1979 na minissérie televisiva Crime and Punishment (Crime e Castigo), a que se seguiram outras participações até 1984, ano em que se estreou na Sétima Arte no filme Bones. Participou depois, em 1993, em In the Name of the Father (Em Nome do Pai), de Jim Sheridan e, dois anos depois, em Sense and Sensibility (Sensibilidade e Bom Senso). Contudo, foi apenas aos 49 anos que se tornou conhecido internacionalmente com a participação na comédia The Full Monty (Ou Tudo Ou Nada, 1997), onde interpreta um dos desempregados que fazem um show de striptease para angariar dinheiro. No mesmo ano, participou ainda em Smilla's Sense of Snow (Smilla e o Mistério da Neve) e Oscar and Lucinda (Oscar e Lucinda). No ano seguinte, entrou no bem sucedido Shakespeare in Love (A Paixão de Shakespeare).
Em 2001, conseguiu uma brilhante interpretação no drama de Todd Field In the Bedroom (Vidas Privadas), pelo qual obteve a sua primeira nomeação para o Óscar de Melhor Ator Secundário, recebendo o Prémio Especial do Júri do Festival de Cinema de Sundance. Em 2003, participou em Girl with a Pearl Earring (Rapariga com Brinco de Pérola) e voltou à televisão com a série Normal, onde contracena com Jessica Lange, tendo ganho um Emmy e um Globo de Ouro. No ano seguinte, atuou em Eternal Sunshine of the Spotless Mind (O Despertar da Mente), de Michel Gondry.
Como referenciar: Tom Wilkinson in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-19 20:07:10]. Disponível na Internet: