Tomaso Albinoni

Compositor e violinista barroco italiano, nasceu a 14 de junho de 1671, em Veneza, e faleceu a 17 de janeiro de 1751, na mesma cidade. Estudou violino e canto e, contrariando a tendência dos compositores da sua época que habitualmente compunham para a nobreza ou para o clero, optou por trabalhar de forma independente. A grandiosidade das suas composições atraíram a atenção de Johann Sebastian Bach, que chegou mesmo a compor duas fugas sobre um tema de Albinoni.
Autor de uma obra numerosa, muitos dos seus trabalhos perderam-se na sequência dos ataques dos Aliados à Dresden State Library, durante a Segunda Guerra Mundial. O famoso Adagio em Sol menor, por exemplo, foi reconstruído na década de 40 por Remo Giazotti, de acordo com os princípios da música do compositor, a partir de um pequeno fragmento da música original encontrado entre as ruínas da biblioteca.
Para além das cerca de 50 óperas, das quais se destaca Rodrigo in Algeri, de 1702, Tomaso Albinoni ficou célebre também pelos seus concertos para oboé.
Como referenciar: Tomaso Albinoni in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-22 15:29:54]. Disponível na Internet: